domingo, 5 de setembro de 2010

Traços de uma personalidade

Traços de uma personalidade

A freqüência dos problemas psicológicos tem sido cada vez maior. Auto-estima baixa tem sido um assunto muito abordado para um público misto, em relação a idade, visto que a aparência externa é o item mais levado a sério ao definir uma pessoa. Por isso muitos escondem os problemas emocionais para se preocupar com o que veste ou o corte de cabelo que se adéqua melhor ao seu estilo.
Ao adotar essa regra de beleza, os sentimentos que fazem parte de um indivíduo são deixados de lado e só é mostrada aos amigos a sua parte melhor: suas qualidades. Mas ninguém expõe suas dores, decepções e falhas, isso se dá pelo fato de que ao mostrar suas fraquezas, o ser humano fica exposto a um julgamento prévio e, como muitos pensam, nada importa mais para a imagem de alguém que a pergunta “o que irão pensar de mim?”.
Mesmo tendo adotado essa máscara de personalidade é inevitável o fato de que o caráter só é mostrado quando ninguém está olhando, pois é ali que a pessoa irá deixar seus pensamentos fluírem e perguntará a si quem é. Muitas vezes a resposta para essa pergunta não é positiva e é exatamente isso que não é mostrado às pessoas que vivem ao seu redor.
Não haverá efeito nenhum, alegria, sorrisos verdadeiros e amizades sinceras, se não existir relacionamento mútuo, em que as pessoas se conhecem e compartilham os problemas e recompensas que encontram na vida. Por isso máscaras e barreiras emocionais são simplesmente desculpas para não encarar a parte mais inesperada do seu “eu”: a sua personalidade.


(Texto inspirado na crônica "Você é a tua identidade, escrita por mim alguns post's atrás. E o título, na pressa para entregar o texto para ser postado no site do Ceic, ficou igual a um antigo texto meu.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário