quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O morro dos ventos uivantes

OBS.: Esse post é um spoiler do livro O Morro dos Ventos Uivantes, por isso se não leu ou não quer saber sobre o que se trata antes de ler, não leia esta postagem.

Hoje terminei de ler o livro O Morro dos Ventos Uivantes, fiquei imprecionada com sua identidade, o que o diferencia de qualquer romance americano ou inglês, que são os mais famosos. Gostei do espirito mau de Heathcliff jamais vista em qualquer personagem, bem típico o mau humor das mimadas Cathy's, a revolta de Hareton por ter sido criado na pobreza e sendo maltratado e a sabedoria e bondade de Ellen Dean.
Em Eclipse Bella diz que pra ela o maior problema de Heathcliff era o egoísmo de Cahtherine, e analisando bem ela tem razão. Se não fosse pela vergonha de Cathy em relação ao Heathcliff ele não teria fugido, eles poderiam ser felizes e quem sabe ela não amansava ela? Acho que ele não faria mau a ela. Linton, claaro, foi um panaaaca, que sabia que Cathy não a amava e mesmo assim a aceitou sendo uma despretenciosa e batendo nele quando foi pedir sua mão (risadas maléficas pra ele). Depois vem a Catherine Linton, a mimada porém doce menina, que se apaixona pelo Master Heathcliff que era um porre e só queria ela por perto pra poder reclamar e fazer alguém sentir pena dele. Depois é tão egoísta que acaba com a viida dela sem se importar. Hareton foi uma pessoa boa, porem que não teve educação, cultura ou carinho e pode-se perceber isso porque a pequena Cathy o mudou radicalmente, mas e o Loockwood? Aparece tão pouco e pelo que demonstrou queria ficar com a Cathy, mas nem sequer lutou por ela, foi um zero à esquerda no livro. Já a Ellen Dean era uma doçura, bastava um sorriso pra ela se apaixonar pela criança.
Esse, sem dúvida, foi um livro sensacional, que jamais será esquecido.

Texto escrito dia : 10/05/10 e ficou perdido nos rascunhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário